Logo R Pontes
técnicas de iluminação

Conhecer as técnicas de iluminação para apartamentos é ponto-chave para escolher de forma ideal os detalhes do projeto luminotécnico do seu imóvel. Dessa forma, é possível criar ambientes confortáveis, aconchegantes e harmoniosos. 

Leia o texto de hoje para descobrir 4 técnicas e 2 dicas bônus para transformar o conceito de luz do seu apê!

 

Quais são e como aplicar técnicas de iluminação no apartamento?

O uso das técnicas de iluminação valorizam ainda mais a decoração e as modulações dos apartamentos. Tudo pode ser ressaltado ou escondido conforme o estilo do seu imóvel e as necessidades de iluminar ou não os ambientes dos cômodos do apartamento.

Conheça abaixo técnicas de iluminação para apartamentos!

 

1. Iluminação pendente

Em apartamentos mais compactos e de ambientes integrados, a dica é apostar em luzes e luminárias pendentes. O objetivo dessa técnica de iluminação é ressaltar partes do imóvel, como mesas, cômodas e espaços de descanso.

 

2. Iluminação direta

Assim como a iluminação pendente, existem outras técnicas para provocar o efeito de foco de luz em um determinado ponto da casa. Sendo assim, você pode usar spots embutidos e sobrepostos. A iluminação direta é indicada para ambientes que exijam concentração.

 

3. Iluminação indireta

Para criar ambientes mais intimistas e com aquele ar de requinte, a iluminação indireta é uma das mais usadas para apartamentos pelos arquitetos. O bom dessa técnica de iluminação é o efeito. Direcionada a uma parede branca, ela combina principalmente com forros de gesso.

 

4. Iluminação difusa

Uma variação mais suave da iluminação direta. De todas, a iluminação difusa é bem funcional e versátil. Ideal para qualquer tipo de ambiente, essa técnica de iluminação consegue o efeito difuso a partir da projeção de luz em um vidro leitoso ou tecido branco.

 

Dicas extras

O uso de luminárias diferentes e técnicas de iluminação não tão comuns pode agregar valor aos ambientes e deixar os ambientes do imóvel ainda mais aconchegantes e convidativos. Veja abaixo algumas dicas extras sobre novas formas de iluminação para apartamentos:

 

Luz amarela

As luzes amarelas são perfeitas para os espaços da casa reservados para o descanso. Pois, como apontam várias pesquisas, o uso da luz azul pode aumentar o nível de insônia. Por isso, optar por lâmpadas LEDs amarelas – existem modelos também com filamento –, para quartos e salas de leitura é uma ótima ideia.

 

Lâmpadas inteligentes

O uso de lâmpadas inteligentes proporciona vantagens para o morador de apartamento. Uma delas é a opção de criar uma rotina, programando, pelo celular, cor e intensidade conforme os horários do dia. Além das lâmpadas, outra dica bacana é o uso das fitas de LED, perfeitas para criar profundidade em ambientes menores, como os banheiros.

Iluminar, mas não só isso. No texto de hoje, ao conhecer as técnicas de iluminação, você também conferiu como os detalhes podem interferir no conforto visual e bem-estar dos moradores. Além, é claro, das dicas que criam possibilidade de deixar os espaços do apê muito mais convidativos, aconchegantes e elegantes.

O que um prédio de alto padrão oferece? Conheças os detalhes desse tipo de empreendimento.

Banner Destaque dos empreendimentos lançamentos.