Logo R Pontes

Uma mínima histórica. Em agosto do ano passado, o Copom (Comitê de Política Monetária), uma instituição do Banco Central, reduziu a taxa Selic de 2,5% para 2%. Com a baixa da Selic em meio a pandemia, o mercado imobiliário aqueceu e atraiu compradores e investidores.

Mudanças na taxa Selic afetam de forma direta a rentabilidade dos investimentos. Por isso, Selic baixa é sinônimo de investimentos de alto risco menos atrativos. 

Com isso, uma das alternativas para o investidor conservador e atento às mudanças foi a de garantir os rendimentos anuais a partir de aquisições de bens imóveis.

 

Mas afinal, o que é a taxa Selic?

A Selic, Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é a taxa média de juros pagas pelo governo do Brasil em empréstimos, tomados de instituições bancárias.

Essa taxa básica de juros brasileira — definida a cada 45 dias pelo Copom, Comitê de Política Monetária —, a Selic, afeta diretamente a economia do nosso país como, por exemplo, interferindo nas taxas de juros dos empréstimos bancários.

 

E como a Selic impacta o mercado imobiliário?

Um incentivo à retomada da economia. A baixa da Selic afeta vários setores da nossa economia. Para o mercado imobiliário, a queda da taxa significa, também, uma baixa dos juros cobrados nos financiamentos.

Um dos objetivos principais do governo brasileiro com a baixa da Selic é esta: a retomada da economia, aumentando assim o poder de compra do consumidor final.

Dito isso, com o cenário de crédito facilitado e juros baixos, é natural o aumento da procura por imóveis novos. E, para quem é um investidor conservador, esse é o melhor momento para aplicar suas economias em imóveis devido à retração das taxas de juros.

 

Mas como está o mercado imobiliário hoje?

Mercado imobiliário aquecido desde o ano passado. Neste momento, com a taxa Selic a 2%, há uma maior procura por imóveis novos e, consequentemente, estão acontecendo mais transações imobiliárias.

Por causa de compradores confiantes diante de financiamentos facilitados, as construtoras estão conseguindo produzir mais e melhor. Visto que, mesmo com a pandemia da Covid-19, o mercado imobiliário vem crescendo, consideravelmente, desde 2020.

 

Qual é a melhor maneira de aproveitar essa oportunidade?

Depende da sua situação hoje. Se você pensa em vender, pode aproveitar a alta procura ou esperar um pouco mais. Por causa do alto crescimento do mercado, o seu imóvel pode se valorizar nos próximos meses.

Já para quem planeja alugar, deve aproveitar a onda favorável do mercado imobiliário e rentabilizar seu investimento mais rapidamente.

Mas, se você estava esperando o melhor momento para comprar aquele apartamento novo, o dia chegou. Com o momento econômico favorável, surge a grande chance.

Como você viu, o mercado imobiliário vive um dos seus melhores momentos em anos devido à mínima histórica da taxa Selic a 2%. Ganha também quem estava esperando o melhor cenário para adquirir o imóvel dos sonhos.

O dia chegou, não perca essa chance. Conheça agora cada detalhe dos nossos lançamentos e adquira o seu imóvel novo à vista ou com um financiamento que cabe no seu bolso.

Banner Destaque dos empreendimentos lançamentos.