Logo R Pontes

A taxa Selic sofreu mais um aumento. Desta vez, ela alcançou os 3,5% no início do mês de maio. Mas o que esses aumentos representam, na prática, para quem é investidor de imóveis? E como aproveitar a alta da taxa Selic 2021 para fechar um bom negócio?

Em primeiro lugar, com o crescimento, os preços tendem a ficar estáveis. Isso se dá em consequência do aumento da inflação. E como isso afeta os seus investimentos em imóveis é o que você vai saber a partir de agora. 

Abaixo, explicamos o que você precisa saber sobre a relação entre a taxa Selic 2021 e os investimentos em imóveis. Confira!

O que dizem os especialistas sobre a Taxa Selic 2021?

Segundo Luiz Fernando Figueiredo, ex-presidente do Banco Central, a Selic deve fechar o ano de 2021 entre 4,5% e 5%. A projeção é feita devido ao cenário econômico brasileiro não-estável. 

Já quando o assunto é investir em imóvel, o consultor financeiro André Massaro alerta que a compra à vista ainda é a melhor decisão, apesar da baixa das taxas de juros em financiamentos no curto prazo.

Confira abaixo mais pontos importantes!

Comprar para morar

O momento para comprar o seu imóvel novo para morar é agora. O cenário é o seguinte: no curto prazo, com a alta da taxa básica de juros, cai a diferença entre o custo do banco para captar dinheiro e o que ele lucra ao emprestar para você. 

Sendo assim, com o spread – nome dado a forma que o banco ganha dinheiro – baixo, as possibilidades de você fechar um bom financiamento aumentam. Geralmente, esta é uma opção para quem deseja comprar o seu primeiro imóvel.

Investir para alugar

No longo prazo, com o aumento progressivo da Taxa Selic, os juros de créditos e parcelamentos tendem a aumentar. Por isso, se for financiar, é importante aproveitar o momento para negociar parcelas e travar juros mais baixos.

No entanto, é claro, todo investidor sabe que a compra à vista é a melhor opção neste cenário econômico. A ideia do financiamento pode ser uma boa alternativa para quem tem uma parte da renda investida em renda fixa e não terá uma rentabilidade tão boa quanto os aluguéis. 

Demanda para aluguéis

Como visto, pegar dinheiro emprestado vai sair mais caro. Por isso, com o crédito menos acessível, a procura por aluguéis pode aumentar. Sendo assim, investidor, fique atento para aproveitar as oportunidades e adquirir imóveis com bom potencial de valorização!

E a dica é optar por imóveis maiores com opções de lazer em seu entorno, seguindo, assim, a tendência de consumo, conforme os novos hábitos humanos.

As projeções indicam que a Taxa Selic 2021 vai continuar subindo. Cabe ao investidor de imóveis, atento às mudanças de mercado, aproveitar as melhores opções para ter melhores retornos financeiros nos próximos meses. 

Como você viu neste post, por enquanto, as melhores escolhas são comprar à vista ou aproveitar a baixa dos juros, no curto prazo, travando o valor em parcelas menores.

Atenção, investidor! Quer aprender mais sobre o mercado imobiliário? Leia agora mesmo o nosso post sobre investimento em imóveis e conheça os tipos mais rentáveis.

Banner Destaque dos empreendimentos lançamentos.