Cuidar bem das suas finanças e dos seus bens é extremamente necessário. Afinal, é importante pensar no futuro e ter um bom planejamento financeiro. Dentro dessa organização financeira está o planejamento sucessório. Uma forma de garantir a transmissão de bens de maneira segura e evitar transtornos entre as partes envolvidas na divisão deles.
Neste texto você vai conhecer mais sobre o que é planejamento sucessório e entender o que fazer para garantir a transmissão de bens. Confira abaixo!
Como o próprio nome já esclarece, se trata de uma organização para algo que ainda vai acontecer, nesse caso, a transmissão de bens. Com esse planejamento é possível garantir a continuidade e preservação dos bens que foram conquistados ao longo da vida. Além de evitar anos de batalhas judiciais entre os herdeiros.
Ele envolve um conjunto de decisões e providências necessárias para que se cumpra a vontade do proprietário dos bens na hora do repasse.
Seu primeiro passo para iniciar um planejamento sucessório é a contratação de um advogado ou empresa especializada no assunto. Afinal, são eles que irão direcionar os passos seguintes e esclarecer todas as questões que envolvem o tema.
Sendo assim, faça um levantamento de patrimônio, se atente a toda a documentação necessária, defina quem serão os herdeiros e como os bens serão divididos. Tudo isso, é claro, visando a preservação dos bens com a organização financeira que os futuros proprietários terão.
Passados os procedimentos iniciais para o começo desse processo, é hora de escolher um modelo de planejamento sucessório que atenda ao seu objetivo. São eles:
Por fim, como em todo acordo, é importante estar atento aos cuidados que farão parte dele. Então, seja criterioso com a escolha do seu advogado ou equipe responsável pelo processo. Estar assessorado por bons profissionais pode evitar dores de cabeça tanto para o atual proprietário quanto para os futuros herdeiros.
Além disso, e também visando evitar possíveis transtornos no futuro, envolva os familiares ou futuros herdeiros no processo de planejamento. Isso fará com que todos estejam cientes dos direitos que serão repassados a cada um.
Ademais, no caso de repasse de posse de empresas o cuidado deve ser redobrado na escolha do futuro proprietário. Ainda que seja um objetivo de muitos transferir a posse para filhos ou outros familiares é importante levar em conta o interesse pessoal de cada um.
A preocupação em manter bens que foram construídos e conquistados ao longo da vida vai além de uma consideração financeira e diz respeito também ao seu legado. Logo, não deixe de se atentar a todos os detalhes do seu planejamento sucessório e de como será o futuro do seu patrimônio.
Gostou desse texto? Então confira outras dicas e novidades em nosso blog!