Logo R Pontes
internet das coisas

A Internet das Coisas (IoT) é um termo em inglês criado, em 1999, por Kevin Ashton do MIT, para descrever a maneira como objetos físicos do cotidiano podem ser integrados à rede mundial de computadores. Durante esse tempo, os avanços foram vistos em equipamentos de saúde, agricultura e acessórios (vestíveis), como Smartwatches e Google Glass.

No entanto, o termo Internet das Coisas também está presente nas residências através dos eletroeletrônicos inteligentes. Quer saber como utilizar esse benefício no seu apartamento? Então, leia o texto de hoje e descubra algumas formas!

Como utilizar a internet das coisas no apartamento?

Uma casa onde todos os equipamentos físicos possam ser integrados ao mundo digital. É isso que propõe o alinhamento da Internet das Coisas com os itens da casa. Um dispositivo com essa característica é entendido com um eletrônico capaz de se conectar, através de uma rede sem fio (wireless), a outros sistemas. Confira abaixo algumas soluções:

 

Geladeiras

Deixar a porta da geladeira aberta ou jogar alimentos estragados fora vai virar coisa do passado. Os refrigeradores inteligentes podem lhe avisar quando algo anormal estiver acontecendo. Agora, você pode ter acesso às informações dos alimentos refrigerados, em tempo real, pelo celular ou outro dispositivo eletrônico.

No mercado, você já encontra alguns modelos. A Geladeira Conectada Electrolux DQ90X é um exemplo e custa, em média, R$19 mil.

 

Ar condicionado

A principal vantagem da Internet das Coisas é a praticidade. Em um ar condicionado inteligente, esse aspecto chama a atenção. Com um simples comando de voz, você pode acionar o equipamento. Ou, se preferir, pode ativá-lo ou programá-lo pelo smartphone antes de chegar em casa.

Além disso, esses equipamentos podem reconhecer e mapear a temperatura ambiente da casa de acordo com os horários. Fabricantes como Samsung e LG prometem até 70% de economia.

 

Lâmpadas inteligentes

Por falar em economia de energia elétrica e conforto, as lâmpadas inteligentes já caíram no gosto dos moradores de apartamento. Elas são mais um exemplo de como a Internet das Coisas pode ser útil para o dia a dia prático dos moradores.

Com esse modelo de lâmpada, você pode criar um programa de rotina e deixar que ela ajuste intensidade e cor conforme a luz natural do sol for diminuindo. Os modelos mais comuns no mercado são das marcas Positivo e Elgin.

 

Fechaduras digitais

Além da praticidade, tecnologia é sinônimo de segurança. As fechaduras digitais são a comprovação de que a Internet das Coisas chegou nos edifícios residenciais para tornar a vida dos moradores ainda mais segura.

Com elas, fica mais fácil controlar a entrada e saída de pessoas, além de ter acesso detalhado à movimentação do dia. Tudo registrado em nuvem e podendo ser acessado, em tempo real, por um smartphone.

A Internet das Coisas deixou de ser uma aposta e vem ganhando espaço nos apartamentos modernos. Com eletroeletrônicos inteligentes, a conectividade é a chave para uma vida mais prática e segura. No texto de hoje, você descobriu algumas dicas de como levar a Internet das Coisas para o seu lar.

Quer continuar lendo mais sobre tecnologia? Conheça 7 inovações da R Pontes em tecnologia e construção civil.

Banner Destaque dos empreendimentos lançamentos.