A cada nova tendência, para alguns, um desespero: “preciso trocar a decoração!”. Se esse for o seu caso, saiba que existe um estilo que pode solucionar o problema de ter que mudar o visual do apartamento constantemente. Pensada para quem busca nunca sair de moda, a decoração atemporal mescla alguns elementos e traços específicos.
Ela proporciona a união de elementos, como as cores neutras, linhas retas, os ambientes abertos e móveis clássicos. Além disso, ainda há a possibilidade de personalizar e deixar os espaços do lar do seu jeito. Dessa forma, fica mais difícil enjoar da decoração, permanecendo com ela por mais tempo.
Confira, no texto, 3 dicas para aplicar esse estilo nos espaços internos do seu imóvel!
A escolha das cores pode agregar ou atrapalhar a proposta de uma decoração. Em geral, a paleta de tonalidades da decoração atemporal é baseada nos tons neutros. Pois, ter uma base neutra nos espaços proporciona mais versatilidade para incrementar nos detalhes.
No entanto, as cores neutras não se limitam apenas aos mais comuns branco e cinza. Para decoração atemporal de ambientes como sala de estar e quartos, por exemplo, você pode optar pelos subtons, como bege e marrom. Paredes com cores off-white, aliás, conferem elegância e modernidade ao mesmo tempo.
A baixa intensidade e o baixo reflexo de luz nos espaços são as vantagens para esse tipo de escolha.
A neutralidade e o livre acesso devem fazer parte dos espaços da casa com a decoração atemporal. Por isso, o conceito aberto ajuda a ter ambientes internos sempre convidativos e confortáveis para moradores e visitantes.
Por falar em conforto, os elementos naturais agregam valor à decoração atemporal. E a dica aqui é investir em áreas verdes para os cômodos. Para isso, tenha arranjos de flores, vasos de plantas suspensos com macramê, jardins verticais nos ambientes, entre outros.
Além disso, é possível integrar ambientes do apartamento, como sala de estar e cozinha, dando funcionalidade aos espaços vazios.
A madeira é um dos elementos naturais que combina com tudo. Por isso é essencial no tipo de decoração atemporal. Os móveis clássicos podem compor a mobília dos espaços, pois possuem material mais robusto e resistente.
Mas atenção! Se decidir pelos móveis clássicos para sua decoração atemporal, prefira os de traços retos. Elementos com linhas retas tendem a ser menos enjoativos com o tempo, além de deixar o interior do apartamento sempre com um aspecto elegante.
Se, além do aconchego, você preferir requinte, a decoração atemporal permite a mescla dos móveis clássicos com elementos modernos.
Um estilo de decoração que perdura no tempo. A decoração atemporal é uma alternativa para quem não quer ou não gosta de ficar mudando o tempo todo. Com características específicas, a décor pode proporcionar conforto e ambientes requintados.
Os principais aspectos dessa decoração são as cores neutras e seus subtons, conceito aberto com ambientes integrados e os móveis clássicos, prezando as linhas retas.
Você sabe como decorar um apartamento à beira-mar? Confira 6 dicas!