Quem nunca investiu tempo e dinheiro na escolha cuidadosa da mobília para compor um ambiente e, quando menos esperava, se deparou com algumas avarias neles? Pois é, isso é mais comum do que se imagina. Por isso, para evitar que você passe por esse sufoco, vamos te ensinar 5 práticas de conservação de móveis por mais tempo! Confira quais são e torne sua mobília muito mais durável.
Colocar eletrodomésticos demais no rack, superlotar o armário de objetos ou dar aquela apertadinha pra caber mais um livro na estante. Essas são atitudes que muita gente faz rotineiramente e sem dar a devida importância. Mas sabia que o excesso de peso é um dos principais inimigos da conservação de móveis?
Pois é! Para evitar que sua mobília estrague, ceda, entorte ou até afunde, respeite sempre o peso indicado para cada móvel. No caso de uma prateleira, por exemplo, você pode virar a posição das tábuas de baixo pra cima periodicamente, assim como distribuir melhor o peso pela superfície.
Na hora de dispor os móveis dentro do seu ambiente, procure protegê-los da exposição à luz do sol. Afinal, a madeira corre o risco de ficar manchada, como acontece com a nossa pele, deixando suas peças com aparência envelhecida.
Além disso, a temperatura modifica a forma como o material se comporta. Isso acarreta em descolamento do revestimento, descamações na pintura e desbotamento da cor.
Outra dica que auxilia na conservação dos móveis é mantê-los afastados da parede. Independente do ambiente ter problemas com umidade ou não, manter as peças pelo menos 7 centímetros afastadas da parede irá promover a circulação de ar, mantendo o móvel fresco, livre de mofo, odores e pragas como cupins.
É natural que com o tempo os parafusos de prateleiras, pés e dobradiças afrouxem. Portanto, pegue a sua caixa de ferramentas e os reaperte para fazê-los voltarem ao normal Isso devolverá aos seus móveis aquela firmeza de quando eles eram novinhos.
Nada de utensílios que possam arranhar ou agredir o seu móvel! Na hora da limpeza, o mais recomendado é utilizar a parte macia da esponja. Para sujeiras mais simples, uma mistura de água morna e sabão de coco consegue dar conta do recado. No caso de sujeiras mais pesadas, o detergente utilizado para lavar louças é um grande aliado.
Ah, e nada de usar álcool! Ele deixa as superfícies foscas e pode comprometer o material do móvel. Já para o polimento, que deve ser feito toda semana, o ideal é passar um verniz após a raspagem da área ou aplicar um lustra-móveis.
No caso de MDF e aglomerados, realize a limpeza sem que o pano esteja encharcado, pois a água pode comprometer o tempo de vida desses tipos de móveis. Por fim, não utilize o pano seco, pois pode gerar riscos e arranhões. Use o pano apenas úmido!
Conseguiu aprender mais sobre conservação de móveis? Então aproveite e compartilhe esse material com quem você acredita que irá gostar das dicas! Além disso, confira outros textos de decoração e curiosidades sobre o mundo imobiliário em nosso blog!