Logo R Pontes

Para se ter uma boa qualidade de vida é necessário cuidar de uma série de fatores relacionados não só ao corpo como também ao ambiente no qual vivemos. Sendo assim, uma boa maneira de promover uma melhora na qualidade de vida é apostar na sustentabilidade. Mas você sabe como se tornar sustentável?

Esse tipo de atitude pode contribuir tanto com o momento atual quanto para o desenvolvimento positivo das gerações futuras. 

Afinal, ao contribuir com a melhora do espaço no qual você habita, todo mundo sai ganhando! Pensando nisso, trouxemos aqui cinco sugestões de atitudes de como se tornar sustentável que podem te ajudar a começar a ter uma vida mais leve. Acompanhe abaixo!

Como se tornar sustentável

Foto: reprodução

1.Tenha consciência na hora de consumir

Toda boa mudança deve começar de dentro para fora, e para ter uma vida sustentável não é diferente. É necessário que haja uma mudança de mentalidade sobre alguns hábitos e preferências, para alcançar esse objetivo. 

Ter um consumo consciente envolve não só mudanças na escolha dos alimentos como também na escolha das embalagens. Em uma vida sustentável é importante pensar no coletivo: fazer bem para você sem agredir o planeta. Por isso opte por embalagens sustentáveis, que além de servirem para a reciclagem podem reduzir os impactos ambientais causados pela indústria ao longo dos anos. 

como se tornar sustentável

Foto: reprodução

2. Aposte em uma dieta orgânica

Uma dieta orgânica ajuda a prevenir e combater diversos problemas de saúde. Problemas respiratórios, reações alérgicas, alterações hormonais e até distúrbios neurológicos. Além disso, uma dieta orgânica pode contribuir com a redução do lixo gerado pelas embalagens. Afinal, boa parte dos alimentos pode ser encontrada na feira. 

Ademais, uma dieta orgânica pode colaborar com a diminuição da poluição dos lagos e rios. Isso porque muitas vezes lagos e rios ficam comprometidos com a presença dos agrotóxicos que atingem os lençóis freáticos durante o plantio de frutas, verduras e legumes. 

3. Pratique o menos é mais

É correto afirmar que uma vida sustentável não só é mais consciente como também deve ser mais leve. E tudo isso, claro, não combina nem um pouco com acúmulos. Por isso, é chegada a hora de praticar o conceito de que “menos é mais”. 

Doar ou customizar itens e peças de vestuário traz um retorno imediato e considerável para a vida da sua casa e do planeta. Especialmente para quem mora em apartamentos pequenos, em que toda vaga de espaço que possa surgir é extremamente válida. 

Além de que, assim, é possível diminuir os danos causados ao meio ambiente com a produção das peças. 

4. Contribua com a coleta seletiva do bairro

Como já dissemos, para ter uma vida sustentável é importante pensar no coletivo. Desse modo, colaborar com o trabalho da coleta seletiva do seu bairro é uma atitude fundamental. Para que isso aconteça, basta separar o lixo orgânico do que pode ser reciclado. 

Papel, plástico, vidro e metal podem ser facilmente separados já que geralmente servem para embalar produtos a serem consumidos. Além deles, pilhas e baterias também devem ter o descarte correto, sendo separados para a reciclagem. 

como se tornar sustentável

Foto: reprodução

5. Experimente reutilizar 

Por fim, outra atitude bem simples de ser colocada em prática para o início de uma vida sustentável é a reutilização de materiais. Reutilizar materiais está relacionado a otimização dos itens que você já tem, evitando o consumo desenfreado e o desperdício. 

Assim, você começa o serviço de reciclagem também dentro da sua própria casa. Ideias para isso não faltam

 

Viu só? A sustentabilidade pode trazer para você e para o mundo uma série de benefícios com a prática de pequenas ações. Neste post você aprendeu cinco atitudes simples de como se tornar sustentável. Não deixe de conferir outras dicas, novidades e curiosidades em nosso blog

Banner Destaque dos empreendimentos lançamentos.