No início, investir em imóveis pode parecer complicado. Porém, saiba que há diferentes maneiras para o investidor iniciante começar a rentabilizar seu dinheiro no mercado imobiliário. Antes de qualquer coisa, é necessário se organizar financeiramente para planejar um investimento com segurança.
Você está se preparando para comprar um apartamento novo? Então, saiba como escolher o imóvel certo conforme as suas necessidades, pagando um bom preço e diminuindo os imprevistos.
Confira a partir agora dicas importantes para começar, com o pé direito, a investir em imóveis!
Antes de toda compra consciente, você precisa ter segurança financeira. E, para isso, é necessário adequar a sua renda mensal a um padrão de vida compatível com ela. Por isso, é importante poupar, ao menos 30% da sua renda por mês para ter mais saúde financeira.
Quem poupa tem proteção financeira e desconto na hora da compra. Para os poupadores, é possível investir em um imóvel novo à vista e aproveitar os descontos especiais, evitando assim a burocracia dos financiamentos imobiliários e a complexa análise de crédito.
Além disso, para quem tem família constituída, é preciso uma organização em conjunto para que o sonho, sem imprevistos, possa se tornar realidade.
Decida por imóveis que resolvam as suas necessidades. Pois, de nada adianta comprar um apartamento mais caro se ele não é aquilo que de fato você precisa. Por isso, faça uma lista de quais são as características que seu imóvel precisa ter.
Hoje é possível encontrar imóveis mais compactos. Eles são ideais para quem passa pouco tempo em casa e precisa de uma morada com aspectos mais práticos. Ou, também, para investidores que desejam investir com o objetivo de alugar por temporada.
Dessa forma, sabendo o que quer, é possível encontrar opções em conta no mercado de acordo com aquilo que você precisa de fato.
Às vezes, o barato acaba saindo caro. Por isso, quando o assunto é investir em imóveis não confie em achismos. Faça um bom planejamento financeiro, conversando com quem entende sobre o assunto e alimentando uma planilha detalhada com todos os gastos possíveis.
É apenas com um bom planejamento que você pode se organizar melhor durante todo o período da obra. Ninguém gostaria de ter surpresas desagradáveis no meio do percurso, não é mesmo? Por isso, quem planeja ver o seu sonho se tornar realidade sem dor de cabeça precisa dessa organização.
Portanto, considere fazer um bom planejamento e pense bastante antes de tomar qualquer decisão. Assim, investir em imóveis pode ser mais simples do que você imagina.
Como você viu, é possível fazer do jeito certo e começar a investir em imóveis com consciência. No entanto, é necessário ter uma boa organização financeira, saber qual a sua necessidade para o momento e não esquecer de fazer um planejamento detalhado. Com isso, o investimento é assertivo e, com o baixo custo, a economia é garantida.
Leia também nosso post Renda fixa ou imóvel: quais são os benefícios e vantagens de cada um deles? e tire suas dúvidas sobre o assunto.