Com o avanço da tecnologia, a sonhada “casa do futuro”, ou casa inteligente, deixou de ser um desejo distante para se tornar uma realidade muito próxima. Isso porque, além de todos os aprimoramentos em design e sofisticação, o setor imobiliário vem apostando também em automação.
Visando obter facilidades nas atividades diárias, ter um apartamento conectado hoje em dia é indispensável. Imagine ter o controle dos principais comandos da casa na palma da sua mão através do seu celular, por exemplo? Porta, iluminação, aparelhos eletrônicos no geral… isso tem se tornado cada vez comum dentro das casas e apartamentos inteligentes.
Por isso, neste post você vai conhecer 4 dispositivos obrigatórios para compor uma casa inteligente. Acompanhe abaixo!
Para aqueles que hora ou outra acabam esquecendo ou perdendo a chave de casa, essa é a solução ideal. A trava inteligente, para a porta de entrada do seu apartamento conectado, não só pode oferecer facilidades no seu dia a dia como também mais segurança de acesso.
O sistema de biometria e reconhecimento facial ainda permanecem sendo uma boa alternativa para uma proposta de casa inteligente. No entanto, agora também é possível liberar a tranca da porta apenas aproximando o celular, com o reconhecimento digital.
Outro recurso que vem se tornando obrigatório em apartamentos conectados são as lâmpadas com sensor de movimento. Uma versão ainda melhor que o cobiçado sistema de iluminação automatizado dos filmes, que eram ativados a partir de algum comando.
No caso das lâmpadas com sensor de movimento basta que elas reconheçam a presença de alguém no ambiente para que luz seja acesa.
Dentre os itens obrigatórios para um apartamento conectado estão os equipamentos de segurança. Câmeras, sensor de presença em portas e janelas etc. O sistema de monitoramento de imagens produzidas pela câmera de segurança já é bastante conhecido.
Mas com o passar dos anos ele foi se aprimorando com uma série de inovações, a exemplo do reconhecimento facial, que é capaz de apontar desconhecidos no ambiente.
A outra grande novidade da vez é o sensor de presença para portas e janelas. Eles contribuem não só com a identificação de quem acessa o apartamento como também pode evitar acidentes com crianças e pets.
Além disso, existe segurança também para aquele que conecta e dá vida a todas essas ideias: o wi-fi! Com a grande usabilidade desse recurso é necessário estar atento a presença de vírus e o compartilhamento de conteúdos e arquivos indevidos.
Por fim, o recurso mais básico entre os indispensáveis dentro de um apartamento conectado são as ferramentas de compartilhamento. Hoje em dia muita gente já não vê mais mistério em conectar uma mesma programação em tvs, celular, som e computador.
Agora imagine então ter outros comandos, como os de iluminação, entrada e segurança, na palma da mão? Isso tudo é possível graças às ferramentas de comando e compartilhamento!
E então? Preparado para viver na “casa do futuro”? Não deixe de conferir outras dicas sobre o universo imobiliário em nosso blog, temos uma série de conteúdos interessantes esperando por você.