Logo R Pontes

Hoje é dia da Mentira, mas o que iremos postar aqui tem muito a ver com este tema (e ao mesmo tempo é VERDADE 😉). Nesse post vamos listar as seis principais mentiras que você conta a si mesmo e que te impedem de organizar sua casa de uma vez por todas; mas melhor que isso, vamos falar também as verdades que você quer (e precisa ouvir). Vamos?

👉 Mentira #1: Eu não vou conseguir fazer tudo perfeito, então nem vou começar.

Quando te perguntam qual o seu maior defeito, você é daqueles que responde “ser perfeccionista”? Se sim, é bem possível que você esteja adiando muita coisa na sua vida – inclusive organizar sua casa – porque tem medo de que não vai sair tudo perfeito. Sua casa não é perfeita hoje (pelo menos eu espero que não seja, porque casas perfeitas costumam ser bem chatas de morar), e também não será perfeita quando você terminar de quebrar as correntes do apego às coisas. Mas ela será um lugar muito melhor pra você, e para sua família.

Verdade #1: fazer é sempre melhor que não fazer, sendo perfeito ou não. Então faça!

👉 Mentira #2: Vai demorar muito e não tenho tempo, então nem vou começar.

Organização em si é um trabalho diário: todo dia você precisa decidir se aquela revista vai pro lixo ou pra pilha de revistas, se aquele presente que você ganhou e não gostou vai pro armário ou pra doação, se você finalmente vai levar aquele sapato que está encostado há anos no sapateiro. E por aí vai… Você é quem decide se vai fazer isso aos poucos, ou se vai eleger o “dia D” para isto. Se decidir fazer aos poucos, não seja leniente consigo mesmo: estabeleça um plano e um prazo, definindo quanto tempo você precisará dedicar por dia, e quando você vai terminar o trabalho. Dica Importante: sem um plano, a tendência é abandonar o barco e deixar o serviço pela metade.

Verdade #2: você precisa apenas de um plano, e do tempo que você tem.

👉 Mentira #3: Ganhei de presente, então não posso me desfazer. Você já passou por esta situação? Aquele amigo ou parente que não te conhece direito (ou até conhece, mas parece que não), e te aparece no seu aniversário com um suéter estampado de duendes coloridos. (😯😯). Pode acontecer com todo mundo. Pode, inclusive, ser alguém de quem você gosta. Você não estará “traindo” a pessoa que te presenteou se por acaso, tocar por algo que realmente goste e vá ser útil, ou se você doar para outra pessoa que precise mais que você. Pense nisso! Além de se organizar, você ainda ajuda outra pessoa!

Verdade #3: não encare o presente como um objeto, e sim como uma experiência, que passou quando você o recebeu – o presente cumpriu sua função naquele momento. Livre-se do presente e da culpa!

👉 Mentira #4: Tem valor sentimental, então não posso me desfazer.

Alguns objetos realmente tem um apelo sentimental, foi aquela lembrança, daquela viagem. Foi o 1º ingresso do show de sua banda favorita, ou até mesmo fotos antigas, a nota DEZ do seu filho… Difícil demais de despegar né? Mas vamos lá, temos algumas alternativas… A tecnologia facilitou o desapego de muitos desses itens: você pode digitalizar cartas, fotos, trabalhos de escola, etc. As lembranças ficam, os objetos vão. Qualquer que seja sua decisão (guardar digitalmente ou se desfazer), não se esqueça de ter um plano e se comprometer com ele. Se você guarda muita coisa de valor sentimental, eu sugiro que você respire fundo e tome a decisão de organizar tudo e se desapegar de uma parte. E a caminhada do presente, rumo ao futuro, ficará mais leve.

Verdade #4: por mais que você se livre dos objetos, fique tranquilo: você não irá se livrar das lembranças ou dos sentimentos que eles trazem. Coisas não são lembranças.

👉 Mentira #5: Paguei muito caro, então não posso me desfazer.

#quemnunca? Se você é daqueles (as) que já comprou um vestido super caro por impulso e nunca usou, ou aquele jeans que viu na vitrine e que não te caiu tão bem e você sempre deixa de lado… Um brinco, colar ou até uma bolsa (que você achou que combinava e… tá entulhado no closet), pode se desapegar também. Que tal vender? Ao vender você recupera uma parte do dinheiro que gastou e vai sobrar espaço para o que realmente te faz FELIZ! Pense nisso! Custou caro, mas o investimento está parado Se você pagou caro em algo e não usa mais, considere vender; assim, você recupera parte do custo e não se sente tão aborrecido. Mas se não for possível, doe, se desfaça: um objeto encostado na sua casa só ocupa espaço.

Verdade #5: não, você não deveria ter comprado. Sim, você pode se desfazer.

👉 Mentira #6: Posso precisar algum dia, então não posso me desfazer.

Sabem todas essas coisas que você guarda porque um dia você pode precisar? Você sabe onde elas estão? Não mesmo! Porque coisas que você pode precisar não são prioridade na sua vida. E aí elas ficam ocupando caixas, cantos de armários, prateleiras altas que ninguém nunca olha, e assim por diante. Quando você precisa, ou você 1) não lembra que tem, ou 2) não acha, e precisa comprar ou emprestar. Daqui a cinco anos você pode precisar desse fatiador de morangos ou desse jogo de taças, mas fica a pergunta: vale a pena guardar tanta coisa e entulhar sua casa, por conta de uma eventualidade que pode ou não acontecer?

Verdade #6: tenha coisas que você use, e que te tragam alegria. Você não precisa de nada mais.
FONTE: Baseado no texto do site http://www.casanumeroseis.com.br

prate-2

Banner Destaque dos empreendimentos lançamentos.